Parábola do espelho
Aluna: Patrícia
Curso: Enfermagem 1°
Me. Maria da Penha Vieira Marçal
O ESPELHO ENCONTRO DE SABERES
1-Essa parábola tem relação com o tema estudado: “o conhecimento e seus diversos aspectos”? Argumente sua resposta
R: Sim. Pois o fato de aquela população ter a crença de cobrir o espelho com uma toalha em dias de chuva mesmo sem saber o porque disso, é um costume, um conhecimento que eles adiquiriram independente de ter fundamento ou não.
2-Qual o “lugar” ocupado pelo conhecimento científico na parábola do espelho? verificabilidade, pois tem afirmaçoes (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. Como as afirmações sobre o fato de que o espelho atraia o raio , e a toalha impedia essa atração.
3-A forma de ensino valorizada na parábola do espelho permite conhecer a realidade para além da percepção sensorial imediata?
R:Sim. Pois o sensitivo é referente a vivências, estados de ânimo e emoções da vida diária; assim como mostra na parábola, pois os moradores daquele lugar estão acostumados a colocar a toalha no espelho porque eles vivenciaram isso e pra eles isto e o correto.
4- Qual o “lugar” ocupado pelo conhecimento popular na parábola do espelho?
R: O lugar ocupado na parábola é o sensitivo pois, ele refere a vivencias, estados de ânimo e emoções da vida diária como mostra na parábola pois aquelas pessoas vivenciaram durante a sua vida que toda vez que chovesse teria que cobrir o espelho com a toalha, e mesmo sem saber se era verdade o não, eles passaram isso de geração em geração.
5- Explicar a relação entre conhecimento comum e conhecimento científico: o homem comum é preconceituoso quando acredita na ciência?
R:O conhecimento popular não se distingue do conhecimento científico, o que os diferencia é a forma, modo ou método e os instrumentos do ‘’conhecer’’. Saber que uma planta necessita de uma quantidade ‘x’ de água e que, se a não receber de forma