zootecnia
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
Departamento de Ciências Básicas
Anatomia
Sistema Reprodutor Bovinos
Andre Luis Canha
Fernando Rohwedder
Guilherme Branco
Letícia Gasperini
Pedro Fontalva
Rodrigo Presotto
Tatiane Ninomya Ribeiro
Prof. Dr. Flávio Meirelles
USP- FZEA
Pirassununga
2013
Bovinos
Sistema Reprodutor
Masculino
Componentes: Testículos, epidídimo, ducto deferente, uretra, glândulas genitais acessória, bolsa testicular ou escroto, pênis e prepúcio.
Testículos:
São órgãos que produzem os espermatozóides e a testosterona. Está contido em um divertículo do abdômen, o escroto, junto ao epidídimo e possui variação de tamanho. A posição varia conforme a espécie, e no caso dos bovinos ela está no eixo longitudinal da vertical, e necessita de um escroto profundo e penduloso, que está logo abaixo da parte caudal do abdômen. Internamente tem uma rede testicular aonde chega os túbulos seminíferos, onde estão armazenados os espermatozóides. Mais internamente está revestido pela túnica albugínea e externamente pela túnica vaginal visceral.
Epidídimo:
É dividido em cabeça, corpo e cauda. Tem função de armazenar e amadurecer espermatozóides. Prolonga-se ao ducto deferente. No bovino está localizado na porção caudomedial.
Ducto Deferente:
Passa pelo canal inguinal está no funículo espermático e chega ate a porção pélvica da uretra. Possui uma ampola do ducto deferente e vai para o ducto excretor da vesícula seminal.
Escroto:
É um divertículo da cavidade abdominal, onde está presente o testículo, epidídimo e o funículo espermático.
Pênis:
Órgão copulatório, preso por músculos, composto por tecido erétil, esta presente a uretra em toda a extensão. O Bovino tem uma estrutura fibroelástica. Tem uma flexura sigmóide ou o “s” peniano, e a ereção se dá pela distensão do s. Nos bovinos essa flexura é pós-escrotal.
Feminino
A vaca gera um filhote por prenhez sendo uniteca, num período de 9