ZERO É DEZ
2.a) Determinar os conhecimentos prévios. A atividade 2 tem como função evidenciar os conhecimentos prévios a respeita da sequencia didática ZERO É DEZ. No entanto, a estrutura da sequencia didática se organiza a partir de diferentes situações ocorrendo uma constante participação dos alunos, fato que permite que o conhecimento sobre o estado de elaboração e o que sabem apareça frequentemente. As atividades tanto individuais como coletivas precisam de uma atenção.
b) Que os conteúdos sejam significativos e funcionais e promovam atitude favorável.
As atividades 3,4,6 A estrutura da sequencia didática se organiza a partir de situações problematizadas no contexto ZERO É DEZ, o que permite que o aluno perceba a necessidade dos conteúdos e construa o significado do mesmo. Os professores precisam perceber as dificuldades dos alunos nas atividades propostas. A atitude favorável é muito próxima ao cotidiano dos alunos, pois eles conseguem enxergar melhor e estimula as crianças para a participação e interação.
c) Que permitam oferecer ajudas contingentes e interferir
As atividades 3, 4 tem como principal objetivo a reflexão e a memorização do aluno, para que ele possa fazer interpretação com mas facilidade. A apresentação em grupo e debates são muito importante para que o professor possa interferir e que seus alunos possam construir seu conhecimento ao longo desse processo.
d)Que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental As atividades 3, 4, 6 permite que dentro da discussão, debates e atividade de conclusão possa criar um conflito cognitivo. A apresentação dos grupos são momentos importantes para o professor identificar, gerar e promover o conflito cognitivo e atividade mental necessário para a construção do conhecimento.
1. As atividades que formam a sequência didática aparecem os conteúdos conceituais, com o objetivo de compreender o papel do zero ao longo da história da invenção dos números,