na vida dez na escola zero
O termo aprendizagem não deve ser confundido com aquisição de
Conhecimento. A aprendizagem tem um aspecto mais amplo, não é apenas a ampliação do volume de conhecimento, mas a mudança que vai se operando no sujeito através da experiência. Sempre que se fala em aprendizagem, fala-se em mudança de comportamento.
Aprendizagem é um processo inseparável do ser humano e ocorre quando há uma modificação no comportamento, mediante a experiência ou a prática, que não podem ser atribuídas à maturação, lesões ou alterações fisiológicas do organismo. Do ponto de vista funcional é a modificação sistemática do comportamento em caso de repetição da mesma situação estimulante ou na dependência da experiência anterior com dada situação. De acordo com as proposições das teorias gestaltistas é um processo perceptivo, em que se dá uma mudança na estrutura cognitiva. Para que haja a aprendizagem são necessárias determinadas condições:
• Fatores Fisiológicos - maturação dos órgãos dos sentidos, do sistema.
Nervoso central, dos músculos, glândulas etc.;
• Fatores Psicológicos - motivação adequada, autoconceito positivo,
Confiança em sua capacidade de aprender, ausência de conflitos emocionais perturbadores. Etc.;
• Experiências Anteriores - qualquer aprendizagem depende de informações, Habilidades e conceitos aprendidos anteriormente.
A aprendizagem pode ser definida como uma modificação sistemática do comportamento, por:
Efeito da prática ou da experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento. Podemos deduzir, então, que a menos que sejamos modificados de alguma maneira, não se pode. Dizer que tenha ocorrido algum aprendizado. Essa mudança pode ser em um nível simples ou mais Complexo, mas deve significar que o indivíduo se tornou uma pessoa diferente. Outro ponto importante trata-se do contexto em que ocorre a aprendizagem. Podemos Reconhecer dois contextos: contexto formal e contexto informal. O contexto