Na vida dez, na escola zero
Fazer uma analise de um projeto politico pedagógico pressupõe um estudo diferenciado e bem sistemático devido aos fatores, e é interessante notar que as finalidades do projeto são bem definidas e referidas durante todo o seu texto. Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar é responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola, e o PPP define muito bem esta ação.
Entender que o PPP define a idéia de um ensino baseado nos princípios de igualdade e condições de acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, o pluralismo de idéias, e diversas concepções pedagógicas são bem definidos e tudo isso é percebido nos projetos que estão anexados junto ao mesmo.
Percebe-se que a gestão é democrática e existe uma garantia de qualidade no ensino e nas práticas humanas.
Encontram-se descritas com exatidão as finalidades da escola e sua função enquanto instituição de ensino. As dimensões políticas e sociais caminham juntas sem reais discrepâncias. Há tanto uma busca conjunto entre corpo gestor, corpo docente, comunidade, corpo técnico-administrativo e os alunos. O trabalho pedagógico tem como foco principal a aprendizagem e socialização dos alunos no seu meio social e isto é revelado tanto nas diretrizes contidas no PPP quanto nos projetos que são construídos com o envolvimento da comunidade, alunos, professores e todos os atores da escola.
A partir das práticas relatadas no PPP a escola tem autonomia para definir os fins e princípios e isto é compartilhado e informado à Secretaria Municipal da Educação. Esta atitude de compartilhar e informar são uma decisão do grupo que decidiu assim fazê-lo.
Quanto à estrutura organizacional todo o espaço, bens, utensílios, disposição, utilização, estado