Resenha na Vida Dez na Escola Zero
Hoje existe a crença no Brasil de que somente os mais inteligentes são capazes de aprender matemática e racionaliza-la, mas a matemática utilizada na escola não é a única forma de se aprender. Dentre os alunos que não aprendem a matemática na escola estão aqueles que aprendem a utiliza-la em seu dia-a-dia como um forma de sobrevivência e experiência adquirida.
Este livro retrata muito bem essas aprendizagens sobre a matemática que não ocorreram na escola e que tiveram que aprender ao longo do seu período de trabalho apenas o que lhe era cobrado.
No decorrer do livro serão dadas alguma dicas de como deverá ser a nova proposta pedagógica acontecendo isso, certamente os alunos aprenderão muito mais pois estarão mais interessados e instigados.
NA VIDA DEZ, NA ESCOLA ZERO
Este livro foi escrito embasado em diversas pesquisas onde contemplava a teoria e a prática da matemática, onde tentaram achar explicações de por que acontecem tantos problemas nas escolas com o uso da matemática pois hoje evasão e o fracasso escolar são, hoje, um dos maiores problemas do nosso sistema educacional e fora da mesma os alunos até mesmo a dominam, mas do seu jeito.
Os pesquisadores apontam como fato desses problemas acarretados na escola as deficiências de ordem biológica e cultural existentes em indivíduos de classes menos favorecidas. Mas também não pode ser deixado de lado que talvez este fracasso seja decorrente da metodologia utilizada pelo professor que constata o sistema educacional. Pois um criança que comete erros na matemática na escola, consegue lidar com a matemática facilmente nas ruas utilizando a matemática que ela necessita para sobreviver, a culpa não é da criança mas pode ser do sistema educacional e sua metodologia.
O professor precisa valorizar o cotidiano do aluno, bem com suas experiências que são vividas em casa e trazidas para a escola, e se o mesmo utilizar bem essas vivencias ele poderá expandir suas aulas e