Resumo: NA VIDA DEZ, NA ESCOLA ZERO
RESUMO
O presente resumo visa delinear o segundo capítulo do livro Na vida Dez, na Escola Zero elaborado pelos autores Terezinha Carraher, Analúcia Shliemann e David Carreher. Este capítulo é baseado numa pesquisa, realizada no contexto cultural das feiras livres. Tendo como objetivo ressaltar os resultados da pesquisa relevante a temática do fracasso escolar centrado na escola, uma breve sondagem sobre o uso da matemática a partir do ensino e aprendizado, de crianças e adolescentes, dessa disciplina no âmbito escolar.
Para dar início ao texto os autores citam algumas concepções de fracassos que faz com que o nosso sistema educacional, atualmente, seja bastante estudado, devido acarretar um forte fracasso escolar. Dentre esses fracassos encontram-se o fracasso dos indivíduos, fracasso de uma classe social, fracasso de uma classe social, econômica e política, e por fim, o fracasso da escola.
Desse modo, os autores enfatizam a “privação cultural” que gera certa consequência escolar para aqueles que vivem em ambientes desfavorecidos, pois causa algumas deficiências individuais.
Os autores utilizam de três tipos de análises propostas para explicitar o fracasso escolar. A primeira através das deficiências dos indivíduos resultantes da “privação cultural”, ressaltando os processos psicológicos nos primeiros anos de vida, além da nutrição como ordem biológica. A segunda trata-se da falta de valorização que as classes sociais e econômicas baixas têm em relação à educação, devido à necessidade de ainda na idade escolar ter que começar a trabalhar para colaborar com o sustento da família. A terceira destaca a seletividade do próprio sistema, aponta ao bom ensino oferecido nas escolas particulares em detrimento aos níveis educacionais inferiores disponibilizados para os alunos de classe baixa.
No texto os estudos de outros autores como Friedman (1967) e Poppovic (1975, 1981) são citados e mostra que há um fracasso escolar que perpassa a