Geoprocessamento como ferramenta de integração multidisciplinar na mineração
GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NA MINERAÇÃO
ALUNO: SÉRGIO LUIZ DE MOURA LIMA PROFESSOR ORIENTADOR: CARLOS WAGNER G. ANDREDE COELHO
BELO HORIZONTE 2012/ 2° SEMESTRE
Resumo
Este trabalho debate sobre a importância da utilização do geoprocessamento para estudos, análises multidisciplinar no setor de mineração, um setor dinâmico que necessita de uma gestão territorial coesa para administrar as extensas áreas que necessitam este tipo de empreendimento. A importância da multidisciplinaridade, contemplando todos os profissionais engajados em um projeto para trabalharem de forma orgânica, promovendo o dinamismo ao trabalho em equipe. Agilizando e unificando as ciências nos processos de análises, projetos, reorganização espacial, planejamentos. Tornado as tomadas de decisões mais seguras e confiáveis para os gestores terem a garantia do sucesso das intervenções a serem realizadas sem grandes modificações nos planejamentos e estratégias da empresa.
Introdução
O geoprocessamento apresenta como um processo de muita valia não apenas para a cartografia e os setores afim, utilizadas por várias áreas do conhecimento para a distribuição espacial de fenômenos e eventos, as correlações e padrões entres eles.
“Compreender a distribuição espacial de dados oriundos de fenômenos ocorridos no espaço constitui hoje em grande desafio para a elucidação de questões centrais em diversas áreas do conhecimento, seja em saúde, em ambiente, em geologia, em agronomia, entre tatás outras. Tais estudos vêm se tornado cada vez mais comum, devido à disponibilidade de sistemas de informação geográfica (SIG) de baixo custo e com interfaces amigáveis. Estes sistemas permitem a visualização espacial de variáveis como população de indivíduos, índice de qualidade de vida ou vendas de empresa numa região através de mapas. Por tanto,