Geoprocessamento
Etimologicamente a palavra “cartografia” foi elaborada por para significar arte do traçado de mapas, para em seguida, conter a ciência, a técnica e a arte de representar a superfície terrestre.
Conceito: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como a sua utilização"
A cartografia tem como função maior a representação da superfície terrestre de forma clara e precisa, possibilitando a identificação das características geométricas, da natureza e de outras particularidades dos objetos e fenômenos observados. Assim, essa Ciência, desde seus primórdios, apropriou-se das técnicas de comunicação visual, no sentido de disponibilizar a informação cartográfica através de um modelo de representação cartográfica.
Dessa forma, a Cartografia é uma ciência de cunho geográfico que se apóia em princípios matemáticos e nas artes gráficas para descrever e comunicar, através de um código de sinais, o conhecimento dos mais diversos aspectos físicos e culturais da paisagem. Assim, o principal objetivo da Cartografia é a comunicação de idéias, fatos e conhecimentos através de um “veículo” de interpretação imediata, o mapa (Brandão, 2001).
Paralelo: Latitude
Meridiano: Longitude
Latitude – 0° a 90°, Norte