Yoga
A yoga surgiu há milhares de anos como um conjunto de técnicas praticadas por pessoas que se retiram dos grandes ambientes sociais para, isoladas ou em pequenos grupos, buscarem alternativas em relação ao modo dominantes de socialização. Eram técnicas secretas cujo conhecimento estava restrito a esses pequenos grupos.
Na mitologia hindu, é dito que o yoga foi ensinado aos homens pelo Deus SHIVA, para que estes pudessem realizar seu potencial.
América do Sul
Por volta de 1920 na cidade de Buenos Aires, Argentina, um jovem chamado Jehel, que mais tarde viria ser conhecido por Sri Sevânanda Swâmi, percorreu os pampas argentinos divulgando a prática do Ioga.
A partir do fim de 1932 o Ioga ganhou outros ares com a fundação do GIDEE (Grupo Independente de Estudos Esotéricos) que funcionava como uma universidade espiritual, localizado em Montevidéu, Uruguai. Ali se estudava além da Ioga, martinismo, teosofia, budismo, vedanta. Partindo do Uruguai, missões de membros de GIDEE percorreram o Brasil e demais países da América Latina, difundindo o estudo espiritual. Swami Sevânanda sempre esteve à frente deste grupo, norteando o curso de ensino.
A partir de 1937, Sevânanda casou-se com Sadhana e os dois foram morar numa motocasa (ermida rodante). Iniciaram o Movimento Alba Lucis, divulgando a Ioga no Brasil e demais países do continente sul-americano.
Brasil
No Brasil, a Ioga teve início em 1947 por iniciativa de Sêvánanda Swámi, um francês de nome verdadeiro Léo Costet de Mascheville. Criador do Sarva Yoga (Ioga Integral), apresentou seus ensinamentos em um Congresso no Rio de Janeiro, assistido também pelo brasileiro Caio Miranda. Sêvánanda era um líder natural que arrebatava os corações e mentes.
Com seu carisma viajou por várias cidades dando palestras e fundou um grupo de discípulos em Lajes, (Santa Catarina). Em 1953, ganha um terreno de 12 hectares em Resende (Rio de Janeiro), onde, com ajuda da sua esposa, Mestra Sadhana, de seu discípulo Sarvananda (George