Rezenha
Elielza Silva
O livro Geomorfologia: Ambiente e planejamento, do geógrafo Jurandir Luciano Sanches Ross, destaca a geomorfologia como uma disciplina que abrange relevo, geometria, e ressalta a relevância do diagnóstico ambiental, nos condicionando assim, a refletir sobre os aspectos referentes à geografia.
A obra é divida em capítulos, no primeiro é salientado questões referentes ao relevo no quadro ambiental, em que o autor ressalta a importância do entendimento da dinâmica das unidades de paisagens ressaltando que este é imprescindível para os conhecimentos geomorfológicos. No segundo capítulo ele destaca os aspectos que abrangem a geomorfologia, mostrando que “A peculiaridade da geomorfologia, como disciplina que reflete os efeitos da sua posição de interface no contexto do espaço geográfico, coloca-a numa posição aparentemente privilegiada, mas ao mesmo tempo extremamente frágil. Assume caráter de disciplina privilegiada nos estudos ambientais, pelo fato de que para seu adequado entendimento e análise, exigem do pesquisador conhecimento pluralista.” (p.17). Assim o autor nos esclarece que para se conhecer de fato os aspectos que circundam esta temática, é necessário se atentar aos fatores bioclimáticos, pedoclinaticos, geológicos e antrópicos que interferem neste meio.
Ross dá segmento ao texto falando da evolução das concepções relativas ao relevo e dialoga com outros autores como Gilbert, Surrell, e Davis destacando aspectos sobre a morfologia fluvial. Esta reflexão possibilitaram conhecer ou interpretar questões relativas ao relevo. Dando continuidade, Ross pontua sobre Tratamento metodológico na Geomorfologia aplicada exemplificando a existência de duas grande linhas de pesquisa no campo especifico da geomorfologia uma de caráter empírico outro experimental. A pesquisa experimental aponta através das experiências de laboratório e das estações de