rezenha
Filme: O Clube do Imperador
Gênero: Drama
Ano: 2002 - USA
Roteiro: Neil Tolkin
Direção: Michael Hoffman
Dados sobre o diretor
Michael Hoffman cineasta norte-americano um dos fundadores do Idaho Shakespeare Festival em 1977. Indicado ao Urso de Ouro em 1995 por Restoration.
Dados sobre o filme
A obra retrata a vida de um professor de história em duas épocas. O passado ilustrado por seu domínio e brilhantismo em sala de aula e suas dificuldades na vida afetiva, até o momento em que seu domínio é testado por um aluno novo. O presente traz esse mesmo professor e seus antigos alunos a uma nova disputa de conhecimentos e novas revelações.
Resumo
O filme inicia no presente atual, onde o professor de história Willian Hundert (Kenin Kline) é convidado por seu antigo aluno Sedgewick Bell (Emile Hirsch) a reviver o antigo concurso “Sr. Júlio Cesar”, o que o leva a relembrar e reviver momentos dessa turma em especial.
O filme volta ao passado onde o professor Willian Hundert ministra com grande entusiasmo aulas de história Grega Romana para uma instituição de elite americana, somente para meninos. Comprometido com a formação de caráter de seus educandos, acredita que o destino de um homem é feito pelo seu caráter.
Em determinado momento sua turma já envolvida pelos estudos, é surpreendida por um novo aluno, Sedgewick Bell filho indisciplinado de um Senador da República, que vem abalar a harmonia das aulas. Como professor dedicado insiste em recuperar o aluno arrogante demonstrando-lhe que tudo pode ser mudado através do conhecimento.
Em uma entrevista com o Senador, pai de Sedgewick, percebe a falta de amor e caráter do pai com seu filho e demonstra menosprezo ao trabalho do professor dizendo que “quem ira moldar o caráter do meu filho sou eu, você o ensina matemática.
Voltando a escola incentiva Sedgewick aos estudos, percebendo interesse e esforço faz uma escolha que se arrependerá no futuro.
O concurso anual do Sr. Júlio César, onde são