Rezenha
O texto aborda um tema bastante contemporâneo, apesar e ter sido inserido no contexto social os principais conceitos no final dos anos 70. Trata-se da Liderança Transformadora. Esse tipo de liderança é chave de sucesso da organização em movimento. O líder transformador tem a capacidade de observar e canalizar toda energia gerada pelos seus subordinados para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
Existem duas principais fontes de energia que movimento as pessoas: O medo e a expiração.
Neste modelo não existe espaço para o medo cronico,para o medo de que detêm mais poder. Praticas gerenciais que ampliam a autoconfiança e as competências do indivíduo lhe trazem maior sensação de poder, o qual ganha efetividade.
Líder, gestor e dirigente: Oque os diferencia?
Existe uma grande discussão a cera do que diferencia um líder de um gestor e dirigente. O gestor ocupa uma posição formal na hierarquia . Portanto ,se você tem um cargo formal de “ chefia” e é responsável por outras pessoas,é um gestor.
O Líder opera com energia que mobiliza a empresa. Ou seja ,seu foco está em dimensões geram, ou não, a energia mobilizadora para o processo de transformação.
O conceito de dirigente não está relacionado ao topo da hierarquia. Pessoas de qualquer nível hierárquico podem ser dirigentes na sua esfera de atuação,basta trabalhar integrando as tarefas com as relações e ter coragem de mudar o fluxo natural ,nem mesmo na das coisas. O dirigente não opera apenas na manutenção,na melhoria continua.
Nem mesmo na mudança radical seu foco é apenas estrategia,processo e estrutura.
Quais são os traços comuns entre grandes líderes?
Estudos buscaram identificar as aptidões e habilidades do líder de sucesso. Alguns deles indicam que há poucos características comuns entre os perfis dos lideres que se destacam no mundo organizacional.
Visão de futuro, capacidade de