Rezenha
Ferrazzi Junior, Celso, 1968 - Semântica para a educação básica/ Celso Ferrarezi Junior. -1 Ed. - São Paulo: Parábola Editorial; 2008.
DADOS SOBRE O AUTOR:
CELSO FERRAZZI JUNIOR é graduado em Letras Português - Inglês(UFRO - 1989); Mestre em Linguística - (USP - 1997); Doutor em Linguística - Semântica(UFRO - 1988) e Pós-Doutor em Semântica(USP - 2005). Atualmente trabalha como professor associado na UFRO.
A Linguística é conhecida ao curso de Letras como uma ciência constituida de valor reconhecido. E com isso as línguas naturais do mundo foram esclarecidas e assumindo um caráter de grande visibilidade dado a Semântica. E por meio disso, o ensino da educação brasileira sofre com o dolo a existência do despeito aos avanços da língua. Isto porque essa educação segue paralisada numa geração anterior, afetando o desenvolvimento e expansão na formação dessa área.
Com isso, o autor faz uma colocação sobre a Educação Básica e o ensino da Língua Materna são apresentados pelo autor e subsidiado pela LDBN como época mais significativa da vida escolar, pois se estende a infância e a juventude dos alunos. Através dela é repassada a aprendizagem para ir ao nível superior. O aluno coloca alguns dados sobre a Educação Básica, do Mec e PCN para enfatizar que o professor tem liberdade para definir como os conteúdos serão ministrados em aula. No entanto os curriculos em maioria mantêm certa imposição o que torna uma reconstrução na abordagem da língua materna na escola, um processo longo e penoso.
Nesse livro o autor traz uma proposta teórica de como fazer a utilização do scc na prática docente: fazendo uma relação do uso da língua que o aluno fala com a cultura. Com isso o aluno é motivado na sala de aula a utilizar sua própria língua materna, ou seja, a cotidiana, diferente a variante culta utilizada pelas escolas.
Pois analisando sua língua materna é valorizado pela instituição: ampliar a língua e os