Yoga
Visando tornar uma Curitiba mais saudável, juntamente com a Prefeitura de Curitiba, o professor de Ioga, Silvio Lopes começa a dar aulas para o público e, lugares abertos por toda a cidade.
Considerada uma cultura mundial, a Ioga nasceu na Índia com o objetivo de autoconhecimento para as pessoas, preenchendo os espaços que a religião não conseguia chegar. Ao contrario dos que muitos pensavam que essa arte era feitiçaria, na verdade ela conforta e ajuda as pessoas à crescerem interiormente, deixando-as mais fortes, tanto espiritualmente quanto mentalmente.
Apesar de que muitos pensam, esta prática não traz apenas benefícios mentais, mas também, à saúde, melhorando a circulação sanguínea; dores corporais, a insônia e depressão; e fortalecimento do organismo.
Iniciada em 2010, pelo professor Silvio Lopes, o Ioga no parque tem como objetivo o desenvolvimento sustentável, saúde e bem estar para os curitibanos. Suas aulas eram pequenas e num lugar fechado, porém rapidamente ficaram lotadas e com filas de espera durante todas as sessões.
Em parceria com a Prefeitura de Curitiba, Lopes teve a ideia de transferir as aulas para o ambiente aberto, deixando seus alunos em contato com a natureza e melhorando a ligação entre corpo e mente dos praticantes. Ingrid Carolina Suematsu, de 19 anos de idade, pratica Ioga a pouco tempo, mas já viu resultados em sua rotina, “Comecei a participar do Ioga no Parque para ter mais flexibilidade em meu corpo, já que sou dançarina do ventre, mas com o passar das aulas, vi que não é apenas meu corpo que fica mais flexível, mas minha mente fica mais calma e fico menos estressada durante à semana, recomendo para quem ainda não faz”, afirmou.
Para os interessados pela iniciativa do professor Silvio, as aulas ocorrem em vários cantos das cidades durante a semana. Na praça Abílio de Abreu, as aulas acontecem nas terças e quintas, as 15 horas; No Portal do Futuro, Bairro Novo, as atividades são das 20h30 às