Xadrez como ferramenta pedagógica
PREFEITURA MUNICIAPAL DE PARANHOS
ESCOLA MUNICIPAL DR. MITSURO SAITO
PROFESSORES: FABIO FERREIRA DOS SANTOS
PEDRO PAULO SANCHES
DIREÇÃO: ROSIMARA GUERREIRO
SANDRA CURAÇÁ
COORDENAÇÃO ESCOLAR: CELSO JOSÉ SCHULER
ELAINE DA SILVA
COORDENADOR DE PROJETOS: ALEX BASÍLIO DA SILVA
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO: ANA MARIA FALAVIGNA
SECRETÁRIO DE ESPORTES: DENILSON RAFAINE
INTRODUÇÃO
Os benefícios que o xadrez exerce sobre o desenvolvimento educacional das crianças têm sido verificados em vários estudos ao longo dos anos, como afirmou o Dr. Robert Ferguson, em seu "Resumo das investigações do xadrez e seu impacto na educação”. Entre as conclusões desses estudos pode incluir alguns, como "existe uma correlação significativa entre a capacidade de jogar bem xadrez e habilidades espaciais, numéricas, administrativo-direcionais e organizacionais” ou "o xadrez ensinado metodologicamente é um sistema de incentivos suficientes para acelerar o aumento do QI em crianças de ambos os sexos, em qualquer nível socioeconômico da escola primária”. A Comissão de Xadrez na Educação, da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), inclui entre os benefícios deste esporte o desenvolvimento da memória, aumento da criatividade, o enriquecimento cultural e desenvolvimento mental.
Hoje, a inclusão do xadrez nas escolas têm se espalhado pelo mundo, não é em vão que a UNESCO recomendou oficialmente em 1995, aos seus países membros a incorporação do xadrez como matéria educativa no ensino primário e secundário. Esta adição foi feita de várias maneiras, enquanto em alguns países como Rússia, Venezuela e Colômbia o xadrez forma parte obrigatória do currículo dos alunos, em outros, é incluída como disciplina opcional.
Seja como uma disciplina curricular ou como uma atividade extracurricular, o xadrez é um dos jogos mais completo para o desenvolvimento intelectual das crianças. Abaixo estão algumas habilidades e capacidades