A Prática docente e o Xadrez como ferramenta pedagógica
FROTA, Andressa Da S1 *.; PINHEIRO, Waldecy G1.; ÚLTIMO NOME1, Nome e Nome do meio, ÚLTIMO NOME2, Nome e Nome do meio & ÚLTIMO NOME3, Nome e Nome do meio (Não abreviar o primeiro nome; incluir quantos autores for necessário e colocar um asterisco * para indicar o autor apresentador do trabalho.
1Inserir aqui o (s) endereço (s) (letra Arial 9, em itálico). (incluir tantos endereços quanto necessário)
Palavras Chave: Educação Física, Docência, Xadrez.
Introdução
Diante da falta de procura pelos cursos de Licenciatura, o governo Federal criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, objetivando incentivar a formação de docentes valorizando o magistério, elevando a qualidade da formação dos licenciando no cotidiano escolar, assim contribuindo para a articulação entre teoria e prática. Desta forma, desenvolvemos tanto ações pedagógicas voltadas à docência, quanto à prática do Xadrez como desporto escolar. Pois segundo Tirado e Silva (2005, p.15), “o xadrez pode ser praticado por pessoas de qualquer idade”. Neste sentido Rodrigues (2008, p 185) afirma que o “Xadrez trabalha a imaginação, a memorização, planejamento e paciência”, melhorando assim muito a disciplina de seus praticantes frente ao relacionamento com as pessoas, respeito às leis e as regras.
Material e Métodos
Durante o processo desta prática pedagógica, realizada três vezes na semana, totalizando seis horas semanais, utilizando-se de aulas teóricas, sendo elas expositivas e investigativas, e da prática envolvendo jogos voltados aos fundamentos do xadrez estimulando o raciocínio logico dos alunos, partindo da iniciação, ao nível intermediário. Foram realizadas oficinas onde se utilizou de materiais alternativos confeccionados pelos próprios alunos. A escola disponibilizou para o desenvolvimento das atividades dois relógios, seis tabuleiros, para as aulas práticas, projetor de imagem e caixa amplificada para as aulas