Educação fisica
TÍTULO
XADREZ: XEQUE MATE.
JUSTIFICATIVA
Como forma de contribuir para a melhoria da aprendizagem, da convivência social e enriquecer o currículo escolar, pretende-se desenvolver um projeto voltado para a aprendizagem do xadrez utilizando como ferramenta, a fim de que o aluno desenvolva o raciocínio lógico, a concentração, o autoconhecimento, o respeito às diferenças, e ainda, o respeito à sua própria individualidade, valorizando as suas competências e habilidades, a troca de experiências. Deste modo, espera-se que tais fatores favoreçam o seu enriquecimento cultural, auto-estima e possibilite a inclusão digital de modo a caracterizar as consequências do desenvolvimento científico técnico atingido no xadrez. Nas aulas de Educação Física, faz-se necessário aprofundar no trabalho de investigação com o objetivo de conhecer os mínimos detalhes que contribui a atividade de tal jogo no aspecto biológico e social, de forma que se permita aproveitar todas as potencialidades do aluno para conseguir uma maior satisfação espiritual e social dos estudantes.
OBJETIVO
Oportunizar e incentivar a prática do Xadrez na escola, visando favorecer o pensamento lógico, a capacidade de concentração e a sociabilização do aluno.
• Desenvolver o raciocínio;
• Desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese;
• Desenvolver habilidades e hábitos necessários à tomada de decisões;
• Compreender e solucionar problemas pela análise do contexto geral em que estão inseridos;
• Ampliar o interesse pelas atividades individuais;
• Melhorar o desempenho escolar em todas as áreas de estudo e, em particular, em matemática.
METOLOGIA
O Xadrez como jogo muito se falou e escreveu sobre o xadrez. É uma ciência, uma arte e um jogo. É que se trata de um jogo que por suas características se tomou como ciência, como arte, como esporte, no entanto, é uma imagem lúdica vê-lo como um jogo. O xadrez é um jogo muito especial. Seu mistério radica na