Xadrez como ferramenta pedagógica
Metodologia científica da pesquisa – MCP
Profº Jeferson
Bruno Santos
Magnun Vinisk
Philipi Cardoso
O xadrez como ferramenta pedagógica
Criciúma Junho, 2011
O xadrez como ferramenta pedagógica
Bruno Santos
Magnun Viniski
Philipi Cardoso
Resumo
O trabalho estruturou-se sobre pesquisas bibliográficas e pesquisas on-line.
E foi elaborado sobre o problema: “Quais as atribuições positivas do xadrez nas atividades pedagógicas?”. E desenvolvemos o artigo sob dois enfoques, países que tomaram que tomaram medidas de apoio ao xadrez como ferramenta pedagógica, e em um segundo momento, o motivo que levou estes países a tomarem tais decisões de apoio ao xadrez como prática pedagógica.
Palavras-chave
Atribuições positivas, xadrez, ferramenta pedagógica
Apoiadores do xadrez como ferramenta pedagógica
O xadrez vem ganhando espaço cada vez maior nas escolas brasileiras. E este "jogo-arte-ciência" (Becker, 1948 p.4) "vem sendo incentivado como forma de apoio ao desenvolvimento do intelecto".
O xadrez, como disciplina escolar e instrumento pedagógico, tem defensores de renome, tais como: Binet(1891, Sorbonne-Paris); Diakov, Petrovsky e Rudik (1926, Univ de Moscou); Wygotsky (1933, Moscou); Groot (1946); Christiaen e Verhofstadt (1981).
E como a percepção das faculdades positivas do xadrez ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, vários países já adotaram o xadrez como matéria curricular, ou paralela à curricular:
*França – O ministério da Educação, desde 1976, patrocina competições escolares e incentiva o ensino do xadrez como atividade socioeducativa, de estimulação cognitiva e de estudo dirigido;
*Rússia – A disputa Soviética/Estados Unidos, em todos os setores, inclusive nos esportes, aqueceu o xadrez naquele país. Na década de 1980 chega o seu auge consagrando dois dos maiores jogadores de todos os tempos, Kasparov e Karpov. Isso tornou o esporte popular no país que ate hoje tem muita