WALLON E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA
“Este trabalho de como intuito proporcionar uma síntese do texto “Wallon e o desenvolvimento da consciência”“.
O admirável texto expõe uma breve síntese da vida de Wallon, onde segundo o relato Henri Wallon nasceu em 1879 e 1962, viveu num período marcado pelas duas guerras mundiais, nas meadas de 1925, constitua um laboratório cuja finalidade é designada à pesquisa e ao acolhimento de crianças deficientes. Durante o período de 1942, participou do Partido Comunista, do qual já tinha uma simpatia.
No decorre de sua trajetória de vida distinguida pela intensa atividade acadêmica e política e um potente interesse e empenho com a educação, cursou a Escola Normal Superior em 1889, onde já se inquietava com assuntos políticas e públicas, tendo se tornado professor de Filosofia em 1903.
Durante seus estudos em 1908 findou o curso de medicina, prestou serviços em hospitais psiquiátricos com o intuito de aprender o funcionamento da organização biológica do homem, entretanto preferiu pela união da Medicina com Psicologia, Neurologia, Filosofia e a Educação.
Wallon escreveu o livro “As origens do caráter na criança”, que abordava a conduta emocional dos indivíduos recém-nascidos até a fase adulta. Foi nomeado Deputado no Parlamento Francês, onde teve a ensejo de escrever artigos regressados para formação de professores e a analise das interações em sala de aula, tinha como finalidade levar uma formação integral para os docentes que almejassem atuar no magistério e lhes previa bolsas de estudo, tendo assim democratizar a educação para beneficiar ao Maximo as potencialidades dos individuo e investimentos na educação.
Diante dos seus estudos Wallon, resoluta o desenvolvimento da criança, uma questão central a ser analisada é a da consciência. Portanto, é como um processo psíquico e assistemático e contínuo em que a criança oscila entre a afetividade e a consciência, envolvendo fatores de ritmos diferentes, alterações apontadas