Copa do mundo e sociedade
Os benefícios produzidos pela Copa saõ perceptíveis, principalmente, em áreas de serviços, como telecomunicações, hotelaria, restaurantes e construção civil.
É determinado pela Fifa, que as cidade sede apresentem conforto e segurança para os torcedores, sendo necessário assim a reformulação do transporte público e a melhora no sistema de segurança.
Ao falar do trabalho gerado, é necessário lembrar que eles terão uma alta no período da Copa, porém, após sua realização, se tornarão desnecessários, tendo um número de demissões significativas, porém em patamares menores que o anterior.
Porém há tantos malefícios quanto benefícios. O primeiro é o número de pessoas que se´ão removidas de suas casas para a construção ou melhoria dos espaços que serão utilizados. Também tem o problema das grandes obras realizadas, tendo um custo muito alto, que posteriormente, serão subutilizáveis. Ou seja, um garnde valor sendo "investido" em construções caras e vultuosas, para, após a Copa do Mundo, não serem tão utilizadas.
Também podemos perceber alto investimento na área desportiva, tendo pouco em infraestrutura urbana., como em saúde e educação.
Não se trata de questionar se a Copa deveria ou não ser realizada no Brasil, mas o que interessa à população é saber se esses investimentos vão efetivamente propiciar melhorias à vida dela. E isso depende, em certa medida, de controle social sobre esses investimentos no sentido de monitorar a aplicação dos recursos, pois disso dependerá o tipo de legado que ficará.
Bibliografia