Meio Ambiente E Sustentabilidade
-Introdução
Este documento fornece um panorama da estratégia de sustentabilidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014™. Ele se baseia: • No conceito estratégico inicialmente desenvolvido pelo Conselho Deliberativo de responsabilidade social corporativa (RSC) da Copa do Mundo da FIFA 2014™, composto por representantes do COL e do Departamento de RSC da FIFA e; • Na direção estratégica adotada durante a Oficina da Equipe de RSC da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizado entre 24 e 29 de outubro de 2011 com a participação de funcionários da FIFA e do COL, e apresentada na reunião do Conselho do COL em 19 de janeiro de 2012. A Estratégia de Sustentabilidade tem como base sete áreas centrais definidas na ISO 26000, a norma de responsabilidade social da Organização Internacional de Normatização (ISO). Esse conceito descreve como a FIFA e o COL irão abordar os desafios e as oportunidades de sustentabilidade durante a realização da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e interagir com uma série de entidades envolvidas, visando reduzir os impactos negativos e aumentar os impactos positivos sobre a sociedade e o meio ambiente.
-INICIO
A realização de um evento com grande repercussão mundial como a Copa do Mundo, nesse contexto, aparece como uma grande oportunidade para o país mostrar seus avanços e consolidar sua referência no plano global.
Uma das marcas mais significativas do Brasil é a diversidade. Trata-se de um país democrático, multirracial, tolerante, culturalmente plural, caracterizado pela diversidade social e pela megadiversidade ambiental.
Na área ambiental, o Brasil é reconhecido como potência megadiversa, detentor da maior floresta tropical do planeta, com forte liderança no plano das negociações multilaterais, com uma legislação avançada e detentor de uma matriz energética sustentável.
A inserção das questões de sustentabilidade nas grandes competições esportivas mundiais iniciou-se nos Jogos Olímpicos de Sidney, sendo depois