Desenvolvimento em grupo
Ao longo da história brasileira podemos perceber que existiram algumas manifestações, sendo que algumas delas conseguiram alcançar seu objetivos após reunirem milhares de pessoas.
Em 1992, ocorreram grandes manifestações nas ruas do Brasil pedindo o Empeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, devido aos grandes indícios de corrupção em seu governo. Os jovens lutavam por sua saída do poder, pelo fato do mesmo ser o primeiro presidente eleito por voto direto após o fim da Ditadura Militar. Esses jovens que protestavam ficaram conhecidos como ‘’Caras Pintadas’’, porque pintavam os seus rostos com as cores da bandeira do Brasil. Com a forte pressão da população, o presidente renuncia o cargo que é assumido pelo seu vice Itamar Franco.
Quando os objetivos da população não eram alcançados, as manifestações proporcionavam um debate sobre a situação política do país e estimulavam a participação política de um maior número de pessoas.Esse foi o caso das campanhas ‘’Diretas Já’’ iniciada em 1983 com o objetivo de uma lei que possibilitasse a eleição direta para Presidente da República
O Brasil vivia seus últimos anos de Ditadura Militar, fato que não impediu os milhares de pessoas nas ruas participando d e comícios e exigindo democracia.
Apesar da forte pressa, a lei não foi aprovada e o próximo presidente foi eleito de forma indireta. Mesmo não tendo seus objetivos alcançados, surge um novo cenário político, este possui uma maior liberdade e participação política.
Em 1960, o conturbado contexto político deu origem a manifestações. No governo de João Goulart, Havia uma intensa polarização política no Brasil entre os que apoiavam seu mandato e os que lutavam por sua renuncia. O fim de seu mandato se deu em 1964 após a realização de um comício realizado na Estação Central do Brasil no Rio de Janeiro, onde aproximadamente 150 mil pessoas escutavam o presidente e seus apoiadores a defender a Reforma de Base, as forças políticas ligadas aos