O Indivíduo e o grupo: A chave do desenvolvimento
• Introdução
O termo indivíduo pode ter alguns significados dependendo de sua classificação. Se ele for um substantivo se refere à pessoa humana, mas se for um adjetivo refere-se a algo que não pode ser dividido.
Nas corporações não se vê mais o papel profissional como desvinculado dos aspectos pessoais e vem aumentando a importância de entendimento e integração de aspectos pessoais que fazem a diferença no desempenho profissional.
Com a crescente especialização, o trabalho em time tem sido uma alternativa viável de gestão de recursos humanos para levar uma organização aos patamares desejados.
• Ser indiviso
O homem é um ser biopsicossocial, ou seja, possui três aspectos – biológico, psicológico e social - que formam um indivíduo.Cada um dos níveis pode influenciar os demais e esses aspectos devem ser considerados ao estudar os indivíduos e grupos em organizações. É necessário estudar processos grupais, pois existe o desenvolvimento humano. As organizações são compostas por pessoas diferentes que possuem jeitos diferentes de sentir, ser e viver, diferentes motivações, habilidades, aptidões e competências distintas. Caso essas diferenças sejam desconsideradas, será impossibilitada qualquer ação de melhora na gestão das pessoas.
• Ambiente social produtivo: o trabalho em time
As organizações já notaram a necessidade de alterar seus modelos de gestão baseados no individual para o trabalho em time. Essa nova realidade procura aumentar a produtividade, a competitividade, à eficiência e a ajuda na luta por sobrevivência crescimento e perpetuação da empresa.
Para auxiliar na interação entre pessoas, as empresas se utilizam jogos e dinâmicas para os indivíduos a lidar melhor com as questões referentes aos seus grupos de trabalho.
• Considerações teóricas no estudo dos grupos
Vários teóricos definiram o que era um grupo como: Griberg, Smith, Bion, Pichon-Riviere, Fela Moscovici, Katezenbach e Smith.