projeto de pesquisa desenvolvimento na copa 2014
NO PAÍS DA COPA, OS DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Administração e comunicação social da Faculdade Vale do Cricaré, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica.
Orientador: Prof. Me. José Roberto Gonçalves de Abreu.
SÃO MATEUS
2014
A nossa família, razão da nossa existência. Aos mestres, pela motivação e inspiração.
A Deus.
INTRODUÇÃO
O Brasil vive a euforia de sediar a Copa do Mundo 2014 e os brasileiros iniciam uma caminhada rumo ao fanatismo patriótico esportivo. Ruas serão contaminadas de torcedores fanáticos, a mídia convencerá os brasileiros a todo instante do quanto é importante fazer parte dessa festa capitalista e os negócios brasileiros e internacionais terão novo fôlego para sobreviver diante da crise econômica internacional que assola a humanidade. Eventos esportivos têm sido a estratégia de diversos países em busca de investimentos e de atenção internacional.
Enquanto isso, o País mergulha numa nova discussão social acerca de investimentos exorbitantes na competição esportiva contrastando com o descaso aos serviços essenciais à população – saúde, educação, moradia e geração de emprego. Enquanto permanecemos inertes em frente à TV, extasiados com a performance de atletas e show midiático do futebol, nossas escolas sofrem com a indiferença e a falta de investimento global. A nossa vaidade aflora ao ponto de lutar pela pátria e pelo futebol, enquanto o índice de desemprego assusta o País e não incomoda a tanta gente. As emissoras de TV vendem-nos a filosofia do patriotismo inflamado, a alegria de ser brasileiro e a garra de lutar pela “nossa seleção”, enquanto a saúde pública neste País não é digna sequer de respeito. O Brasil amarga a hipocrisia de contrastar dilemas sociais tão persistentes nessa nação ao fanatismo patriótico vendido pela mídia. O que