benzeno
FERNANDA BRUNER
BENZENO
CURITIBA
2014
COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR LOUREIRO FERNADES
FERNANDA BRUNER
BENZENO
Trabalho sobre insalubridade elaborado para a disciplina de Técnicas de Equipamentos de Medição com o objetivo de apresentar o agente químico
Benzeno e seus malefícios, bem como os cuidados necessários para garantir a saúde e segurança do trabalhador quanto a sua utilização.
Professor: Glauco Trindade Calzado
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃO
As substâncias químicas fazem parte da natureza e sua utilização veio crescendo ao longo do tempo e aumentou significativamente com a industrialização.
Esta evolução, embora tenha trazido avanços importantes e decisivos, também trouxe grande impacto no ambiente e na saúde dos trabalhadores em razão da poluição e da contaminação dela decorrentes.
A indústria química é uma das mais diversificadas, produzindo uma grande variedade de substâncias e produtos, desde substâncias químicas básicas para produção de pesticidas, solventes, aditivos e produtos farmacêuticos, até matériasprimas ou produtos acabados que participam das mais diversas etapas dos processos produtivos de praticamente todas as cadeias produtivas existentes.
Portanto, a convivência com as substâncias químicas nos dias atuais é obrigatória e permanente sendo particularmente importante para os trabalhadores envolvidos em processos produtivos que direta ou indiretamente utilizem estas substâncias em razão dos danos à saúde e ao ambiente que podem resultar de sua utilização. O reconhecimento e a análise dos riscos relacionados a agentes químicos são atividades prioritárias para a intervenção na defesa da saúde do trabalhador e a exposição ao benzeno no Brasil é uma situação com um histórico de experiências determinantes na construção do movimento de defesa da saúde dos trabalhadores.
BENZENO – Histórico
Desde os anos 40, a literatura cientifica brasileira registra