Terapia Assistida por Animais
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Mapeamento do Perfil da Turma:
Escola: Colegio Amiguinhos
Jardim II
Composta por 12 alunos, sendo 07 meninos e 05 meninas, com a faixa etária entre 4 e 5 anos.
Perfil da Turna: São crianças que buscam o crescimento pessoal e pedagógicos e apresentam muita curiosidade e vontade de aprender, algumas demonstram mais iniciativa e vontade de aprender e outras aparentam ser mais dispersas e indisciplinadas.
Dentre todos separei 2 alunos que demonstram problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais na Educação.
São Eles:
Pedro Henrique que tem 4 anos e meio e tem problemas disciplinares, aparenta ser uma criança carinhosa quando quer mais muito desobediente e quase nunca segue as regras definidas pela escola, sempre respondendo e desacatando a professora.
Sara tem 5 anos e aparenta ter problemas relacionados a hábitos, é uma criança muito insegura e ansiosa, descontando assim sua ansiedade na alimentação.
Agora temos 1 aluno que aparenta ter problemas de aprendizagem e que necessita de intervenção pedagógica a partir do projeto da Terapia Assistida por Animais.
Gustavo tem 4 anos e meio e mostra ter dificulcades de aprendizagem, dificuldade de concentração, coordenação e preguiça, percebemos que é muito disperso e sem interesse em fazer as tarefas
TERAPIA FACILITADA POR ANIMAL (TFA) – PET TERAPIA A Terapia Facilitada por Animais se originou no Retiro York, uma instituição mental localizada na Inglaterra, em 1792. Os pacientes dessa instituição participavam de um programa alternativo de comportamento, que consistia na permissão de cuidar dos animais da fazenda como reforço positivo. Em 1867, animais foram usados em terapia com pacientes em uma instituição na Alemanha. Finalmente em 1942, terapeutas perceberam os benefícios de TFA em pacientes com desordens mentais e físicas. Mas