Terapia Assistida por animais
No trabalho a seguir abordarei como tema a Terapia Assistida por Animais, como forma de intervenção pedagógica na melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos do Centro Educacional Sonho de Criança.
A TAA tem por objetivo a interação entre as crianças e os animais, visando melhorar o desenvolvimento, sua parte emocional e suas funções cognitivas.
Foram utilizados no projeto duas espécies de répteis por se tratarem de animais exóticos, que desperta a curiosidade e causando uma maior atenção dos assistidos.
O resultado alcançado foi satisfatório devido o avanço que as crianças apresentaram com relação às dificuldades apresentadas no início do tratamento.
MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA
Nome da Escola: Centro Educacional Sonho de Criança
Ano/Série: 3ª série
Número de Alunos: 20 alunos
Meninas: 12
Meninos: 08
Descrição da turma: Sala de aula do ensino fundamental, com faixa etária de idade de 8 a 9 anos, onde a maioria das famílias é de baixa renda. De uma forma geral a turma demostra vontade no aprendizado. Destacando-se entre eles pelo menos três casos com dificuldade na aprendizagem. Sendo dois com problemas comportamentais e uma com falta de concentração e socialização.
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS
1) Adriano Laureano, 8 anos de idade, é hiperativo, não pra em sala de aula, conversa muito com colegas atrapalhando a participação dos demais. Seus pais trabalham o dia inteiro não tendo tempo para brincar, estudar, interagir e até mesmo educa-lo. Não é considerado agressivo, mas por ser agitado precisa de uma intervenção pedagógica.
2) Thiago Cordeiro, 9 anos, é inteligente, pró ativo, porém em determinados momentos se mostra agressivo e indisciplinado com as regras da escola. Com frequência leva alimentos para a sala de aula mesmo não sendo horário estipulado do lanche e se recusa a usar uniforme escolar, causando um mau exemplo aos outros alunos. Seu pai é alcoólatra e violento,