Estudo Dirigido Wallon
Psicologia Sócio Interacionista
Professora: Dayse
Aluna: Luana Mufatto Novaes
Visão Walloniana
15/09/15
1 - Explique a visão idealista e material do psiquismo.
O seu equilíbrio e a sua significação, que subtrai à alternativa dum materialismo elementar ou dum idealismo oco, dum substancialismo grosseiro ou dum irracionalismo sem horizontes. É ela quem mostra a simultaneidade entre ciência da natureza e ciência do homem, suprimindo deste modo a ruptura que o espiritualismo procurava consumar no universo entre a consciência e as coisas. É ela que lhe permite considerar numa mesma unidade o ser e seu meio, as suas perpétuas interacções recíprocas. É ela que lhe explica os conflitos dos quais o indivíduo deve tirar a sua conduta e clarificar a sua personalidade. (Wallon, 1975b, p. 67)
Por fim o idealista, vê o psiquismo como entidade incondicionada completamente independente do mundo material, já para o materialista os fenômenos psíquicos são remetidos a fatores exteriores, situam-nos na matéria e no organismo.
2 - Qual a posição de Wallon referente ao psiquismo? Explique.
Para as quais o psiquismo é redutível a elementos a priori cujas leis são invariáveis e por isso previsíveis, quanto explicações idealistas que colocam a consciência antes da matéria, subordinando a realidade ao pensamento, não alcançam a especificidade da psicologia que se situa nos domínios do biológico e do cultural.
O estudo do psiquismo deve ser situado entre o campo das ciências naturais e sociais, pois a existência do homem um ser biológico e social, se dá entre as exigências do organismo e as da sociedade, entre os mundos contraditórios da matéria viva e da consciência.
3 - Qual o método de análise e fundamento epistemológico de sua teoria psicológica? Escreva sobre esse método.
Para Wallon o materialismo dialético é o método de análise e fundamento epistemológico de sua teoria psicológica, uma psicologia dialética. Segundo nosso