Wallon - Nota de Aula
CCH – Centro de Ciências Humanas
Curso de Psicologia – Psicologia da Infância
Wallon
Nota de aula
Fortaleza 2012.1
Biografia
Henri Paul H. Wallon nasceu na França, em 1879 e viveu toda a sua vida em Paris. Viveu numa época marcada pela instabilidade social e turbulência política, com acontecimentos como as duas grandes guerras mundiais, o avanço do fascismo e as revoluções socialistas.
Para ele a escola era o contexto mais favorável para a realização dos estudos sobre a criança. Acreditava que a pedagogia oferecia campo de observação para a psicologia, e esta, por sua vez, através dos conhecimentos construídos, auxiliaria o aprimoramento para a prática pedagógica. Em 1948 lançou a revista Enfoque, que seria um instrumento para os pesquisadores em psicologia e fonte de informação para os educadores. Por meio das reuniões entre psicólogos e pedagogos na Sociedade Francesa de Pedagogia, Wallon pode conhecer os problemas do ensino primário. Ele não aprovava o método tradicional de ensino, e por isso lutava por uma transformação no sistema educacional. De 1945 a 1946 ele ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Reforma Educacional, e o projeto de reforma que conhecido como Langevin-Wallon. Tornou-se bem conhecido por seu trabalho científico sobre Psicologia do Desenvolvimento, devotado principalmente à infância, em que assume uma postura notadamente interacionista, pois para ele os conflitos marcam o crescimento da criança, despertando o interesse e o desejo de progressão intelectual.
Passou a viver na clandestinidade quando, durante a Segunda Guerra Mundial, assinou a “carta dos dez”. A partir de então a GESTAPO começou a persegui-lo, o que interrompeu sua vida acadêmica, mas não o impediu de continuar com suas pesquisas científicas vindo a falecer em 1962 com 83 anos.
Método de Análise
Wallon se “apropriou” das características da Psicologia Genética e do Materialismo Dialético para