afetividade em ambito escolar
Israel Silva Alves R.A 2488
Leiviane Oliveira de Jesus R.A 2029
Ricardo Alexandre Pereira R.A 1897
CARAPICUIBA
2013
FNC - FACULDADE NOSSA CIDADE
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Israel Silva Alves R.A 2488
Leiviane Oliveira de Jesus R.A 2029
Ricardo Alexandre Pereira R.A 1897
DESENVOLVIMENTO AFETIVO NO ÂMBITO ESCOLAR
CARAPICUIBA
2013
Resumo
Com essa nova perspectiva, a escola encontra-se diante do desafio de construir uma prática pedagógica que favoreça a relação emoção e inteligência na sala de aula de maneira a promover o pensar e o sentir bem, contudo, sobrepor um ao outro. Todavia, ainda hoje, as dimensões afetivas e cognitivas do funcionamento psicológico têm sido vivenciadas de forma separadas, pois na escola a atividade intelectual continua sendo concebida isoladamente.
O aspecto afetivo é muitas vezes, ignorado em sala de aula, pois os professores não vêem a articulação entre o afetivo, o cognitivo nas atividades escolares, apresentando uma falta de clareza sobre a relação intrínseca existente entre essas dimensões humanas. No entanto, lembra Leite (2006), a afetividade está presente em todas as etapas do trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor e não apenas nas suas relações tête-à-tête com o aluno. As dimensões afetivas, envolvidas nas práticas pedagógicas, vão além do circuito relação professor-aluno, estendendo-se nas relações que se estabelecem entre o sujeito (aluno) e os diversos objetos de conhecimentos (conteúdos educacionais).
Assim, a escola assume uma importância capital sobre o desenvolvimento da personalidade infantil, pois sua responsabilidade vai mais além do provimento do desenvolvimento intelectual e se estende à construção da personalidade. Não se pode esquecer, ressalta Almeida (1999), que a escola proporciona à criança a possibilidade de estabelecer relações diversificadas e