Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo
PEDAGOGIA
TATIANE CRISTINA FALKOWSKI
EAD00688966
VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO
TOLEDO, PR
2012
TATIANE CRISTINA FALKOWSKI
EAD00688966
VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO
Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR – Universidade
Norte do Paraná, para as disciplinas:
Comunicação de Linguagem,
Educação e Diversidade
Psicologia da Educação O trabalho do Pedagogo nos Espaços Educativos
TOLEDO, PR
2012
INTRODUÇÃO
Na sociedade atual, há múltiplas linguagens. Ler e escrever passaram a representar o pensamento do cidadão crítico e participativo, pois a leitura e a escrita permitem a criança introduzir-se nas práticas de linguagem tanto em âmbito pessoal, social, como profissional.
Foi necessário o aprimoramento em nossa comunicação entre os seres humanos o que fez com que o mesmo passasse por diversas adaptações e modificações, levando ao desenvolvimento da linguagem como expressão do próprio pensamento. Pois ela é construída na mente do indivíduo, onde através de uma organização lógica há regras a serem seguidas o que dão origem a linguagem.
Este trabalho contempla as disciplinas: O trabalho do Pedagogo nos espaços Educativos; Comunicação e Linguagem; Psicopedagogia da Educação II; Educação e Diversidade: Relações Étnicos-Raciais e tem como objetivo oferecer uma reflexão sobre a importância de reconhecer a linguagem como expressão do pensamento e sua influencia no desenvolvimento da criança.
DESENVOLVIMENTO
De acordo com o autor João Carlos Martins, todo ser humano faz parte de um contexto histórico onde se deve criar condições para que as pessoas se tornem cidadãos livres podendo atuar em seu meio de forma a transformar esta realidade. Para que isto ocorra é necessário que o individuo seja estimulado a operar suas ideias e analisando os fatos possa construir o