VYGOTSKY E O PAPEL DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NA SALA DE AULA: RECONHECER E DESVENDAR O MUNDO
Foi proposto neste trabalho, que resumi-se o texto "Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo", escrito por João Carlos Martins, sociólogo, psicopedagogo, autor de vários livros didáticos. Onde põem em exposição a visão de Lev Semenovitch Vygotsky, formado em direito, mais na época se destacou por suas críticas literárias e análises do significado históricos e psicológico.
Trabalho interdisciplinar e individual, que pretende exercitar todos o conteúdo visto em sala de aula, uma vez que o texto reflete todas as disciplinas trabalhadas neste semestre, em destaque a de "comunicação e linguagem", usada a todo o tempo na elaboração do resumo.
2 DESENVOLVIMENTO João Carlos Martins, no âmbito deste texto trabalha num contexto geral, as interações ocorridas no processo de desenvolvimento da criança. Onde começa fazendo referência as trocas, estimulando a ensino-aprendizagem, assim procuram nesse processo a evolução das pessoas para que possam ser livres de manipulação. Dessa forma para poder sustentar o que é passados, tem que ser baseado no meio em que vive, nas experiências. Devendo preocupar com a formação do professor, para o exercício da tarefa de educar, onde a difusão de conhecimentos inovadores é parâmetro para avaliar o desenvolvimento do país. Nota-se como problema central, que o avanço da tecnologia não chega a realidade das escolas públicas, pois não possuem microcomputadores em suas casa, não tendo em mão materiais didáticos e softwares, obrigando aos alunos a enfrentarem o mercado de trabalho antes de completar o primeiro grau. Não havendo trabalho das políticas públicas para educação no Brasil, o que demonstra descaso. Desde do nosso nascimento, participamos de um processo histórico, onde conseguimos ter nossa própria visão sobre o mundo,