Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo
PREPARAÇÃO: Os alunos deverão sentar à vontade na sala de aula.
EVOLUÇÃO: Um jogador sai da sala durante alguns minutos. Enquanto isso, os demais jogadores escondem um objeto em algum lugar da sala. Quando o jogador que estava ausente retornar, seus colegas dizem qual o objeto que foi escondido a procurar. Seus companheiros o ajudam da seguinte forma: Toda vez que ele se aproxima do objeto escondido todos os participantes levantam as mãos e batem palmas bem alto, fazendo um som forte; quando ele estiver longe do objeto procurado, ou dele se afastar os demais participantes abaixam as mãos e batem palmas baixinho. Se o jogador encontrar o objeto, terá o direito de escolher o seu sucessor. Se não conseguir, senta no seu lugar e outro jogador será sorteado. CONTRIBUIÇÃO: Desenvolver a percepção auditiva; estabelecer ritmos e a socialização.
4.2 DESCOBRIR O OBJETO PREPARAÇÃO: Os alunos deverão sentar-se na sala de aula, divididos em duas equipes. EVOLUÇÃO: O professor coloca uma venda nos olhos do jogador de uma das equipes, e lhe entrega um objeto. Ele deverá descobrir qual é o objeto através do tato, sem vê-lo, apenas apalpando-o. Se acertar, sua equipe ganha um ponto. Em seguida, o professor coloca a venda no jogador da outra equipe, que tentará descobrir, pelo tato, qual é o outro objeto que lhe foi entregue. Acertando, sua equipe ganha um ponto. FINAL: Vence a equipe que, no final, tiver o maior número de pontos. CONTRIBUIÇÃO: Favorecer o trabalho em equipe explorar os órgãos dos sentidos (visão e tato), associação de quantidade.
4.1.3 PROCURAR PARCEIRO PREPARAÇÃO: O professor seleciona várias gravuras (de revistas, livros, etc.) e cola-as em pedaços de cartolina. Recorta as gravuras coladas em cartolina, formando vários quebra-cabeças.