Vivendo no Brasil Império
Conteúdo
Leitura e interpretação do texto: Brasil imperial
Anos
4º e 5º.
Disciplina: História e Língua Portuguesa
Tempo estimado
Aproximadamente dois meses.
Objetivos
- Conhecer o modo de vida de grupos de crianças que viveram no Brasil imperial.
- Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
- Relacionar a vida da época a alguns aspectos do contexto histórico em questão (transição da mão de obra escrava para a assalariada, imigração européia e Lei do Ventre Livre).
Justificativa
Este trabalho foi criado para despertar no aluno o interesse não só pela História e leitura, como também saber ler e interpretar. A criança se desenvolverá várias habilidades: Compreensão e valorização da história, boa leitura e a oralidade.
Material necessário
Livro História das Crianças no Brasil (Mary del Priore [org.], 450 págs., Ed. Contexto, tel. 11/3832-5838, 65 reais).
Desenvolvimento
1ª etapa
Começar a aula perguntando aos alunos: "Quem eram e como viviam as crianças durante o Brasil imperial?" e "Será que há diferenças e semelhanças em relação a vocês?". Anote as principais ideias e comunique que eles vão aprender sobre essa época. Explique que o período se inicia com a independência, em 1822, e vai até a proclamação da República, em 1889. Fale que, nesse espaço de tempo, o Brasil foi comandado pelo imperador dom Pedro I, por regentes (que governaram no período em que dom Pedro II ainda não tinha idade para ser imperador) e por ele próprio.
2ª etapa
Fale que todos estudarão os meninos negros que viveram no Brasil imperial. Indique a leitura do texto abaixo, extraído do livro História das Crianças no Brasil (págs. 179 e 180):
Texto:
"...Por certo, algumas [crianças] eram compradas e vendidas, transações que se faziam mais frequentes nas etapas finais da infância, especialmente durante as fases de grandes