HISTÓRIA DA ARTE - MUSICA
As diferenças entre sistemas musicais-
Sistema é um conjunto de elementos organizado por um determinado conjunto de regras.
O elemento em questão abordado aqui e notado pelo sistema musical, é o som.
O fato de denominar um ou outro sistema musical, é de se criar regras para associar sons. Dentro de cada sistema existem regras específicas para se associar sons.
Estilo da música é o jeito de usar as regras.
A regra tem muitos jeitos de ser usada.
Os três grandes conjuntos de sistemas Musicais que nós, os Ocidentais, possuímos. A maneira Ocidental de contar a história da música parte desta informação.
- Conjunto de Sistemas Modais: o Sistema Modal está ligado a todo um povo, Idade Primitiva, Idade Antiga, Idade Média, Românica, Gótica e o Renascimento.
Existem milhares de Sistemas Modais, como o Modal Oriental: Chinês, Japonês, Tibetano, Africano, Egípcio e etc.
No jeito Ocidental de contar a História, considera que cada povo da antiguidade desenvolveu mais ou menos o mesmo sistema para lidar com a música, o que mudava é como essas regras eram organizadas. Em termos de altura, eram algumas escalas que estavam ligadas a algum tipo de utilidade ritual, política ou algum tipo de utilidade funcional qualquer.
É muito importante analisar o quadro comparativo de sistemas musicais do koellreutter.
Os sistemas modais são todos estes compreendidos e criados pelos povos da antiguidade e de maneira geral também existe um Sistema Modal Ocidental.
O nosso sistema é fruto de uma mistura, mas principalmente a estrutura do Sistema Modal Grego, com algumas modificações.
Sistema Modal Grego e Sistema Modal Gregoriano:
Muitas vezes esta informação se torna confusa, pois na Idade Média, que é onde aparece o nosso Sistema Modal Ocidental, ela aparece com o nome de Sistema Modal Gregoriano.
Os Modos Gregos dizem respeito ao sistema modal da Grécia Antiga e os Modos Gregorianos dizem respeito ao sistema modal Medieval.
O sistema