Plano De Aula Rosana
- Eixo de trabalho: História – As crianças no Brasil Imperio
- Faixa etária: 4º ano Duração: 3 aulas
- Professoras: Marelise Cintra Patricia Ferreira
Objetivos
Conteúdos
Procedimentos
Avaliação
Bibliografia
Conhecer o modo de vida de grupos de crianças que viveram no Brasil imperial.
Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
Brasil Imperial
1ª etapa
Lance aos estudantes as seguintes perguntas: "Quem eram e como viviam as crianças durante o Brasil imperial?" e "Será que há diferenças e semelhanças em relação a vocês?". Anote as principais ideias e comunique que eles vão aprender sobre essa época. Explique que o período se inicia com a independência, em 1822, e vai até a proclamação da República, em 1889. Fale que, nesse espaço de tempo, o Brasil foi comandado pelo imperador dom Pedro I, por regentes (que governaram no período em que dom Pedro II ainda não tinha idade para ser imperador) e por ele próprio.
Diga que todos estudarão os meninos negros que viveram no Brasil imperial. Comente que os meninos e meninas começavam a trabalhar muito cedo, na lavoura, na pecuária e em trabalhos domésticos. Questione: "Muitos menores trabalham?" e "Hoje isso é aceitável?". Sistematize as opiniões no quadro.
2ª etapa
Comente que agora os alunos vão conhecer a Lei do Ventre Livre, que estabelecia que bebês nascidos de mulheres escravas passassem a ser consideradas livres a partir de 1871. Comunique que isso levou ao aumento do número de menores abandonados vivendo nas ruas.
Avalie a participação das crianças durante as etapas e observe se elas são capazes de desenvolver a orientação temporal, ou seja, relacionar o passado ao presente, indicando mudanças e permanências, verifique como cada uma constrói argumentos sobre os conteúdos estudados. A Educação e as brincadeiras da meninada no Brasil Império, bem como a participação do país na Guerra do Paraguai (1865-1870),