Oferta Turística
Engloba tudo aquilo que o local de destino tem para oferecer aos seus turistas actuais e potenciais, sendo representada por uma gama de atracções, bens e serviços que determinarão a preferência do visitante.
É de certa forma difícil estabelecer a distinção entre oferta classificada como turística e a que não pode ser considerada como tal, depende dos seus visitantes e dos próprios residentes. Devido a isto podemos afirmar que o consumo turístico é o que define a oferta turística, como no caso dos estabelecimentos de restauração, pois são utilizados simultaneamente por visitantes e por residentes.
A oferta turística é comporta pelos produtos turísticos, estes produtos são um conjunto de elementos que isoladamente possuem pouco ou mesmo nenhum valor turístico.
Característica:
Multiplicidade de sectores associados à oferta turística implica capacidade de dinamização da actividade turística.
Produção e distribuição turísticas têm a particularidade de a elas estarem associados múltiplos sectores de actividade.
Os bens produzidos não podem ser armazenados, ou seja, não se podem constituir stocks, à semelhança de outras actividades produtivas.
O consumo turístico é condicionado pela presença do cliente, isto é, neste caso o cliente tem de se deslocar ao local de produção dos bens e serviços.
A produção e o consumo são simultâneos, por isso só existe produção turística quando há turismo.
A intangibilidade do produto turístico, tornando-o imaterial, uma vez que só consumindo esse produto poderão ser testados.
Os componentes da oferta turística podem ser agrupados em cinco categorias a saber:
Recursos naturais: são compostos basicamente pelos recursos geográficos, flora e fauna, atmosfera, praias, belezas naturais entre outros.
Recursos culturais: são compostos pelo património arquitectónico, histórico,