oferta turistica
CONCEITOS:
Conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico num determinado destino, para seu desfrute e consumo. (OMT, 2001, p. 43)
Conjunto dos fatores naturais, equipamentos, bens e serviços que provoquem o deslocamento de visitantes, satisfaçam as suas necessidades de deslocamento e de permanência no local visitado. (Cunha, 1997, p. 150)
Conjunto dos recursos naturais e culturais que, em sua essência, constituem a matéria prima da atividade turística porque, na realidade, são esses recursos que provocam a afluência de turistas. A esse conjunto agregam-se os serviços produzidos para dar consistência ao seu consumo, os quais compõem os elementos que integram a oferta no seu sentido amplio, numa estrutura de mercado. (Beni, 2001, p. 159)
Glossário Turístico
Agentes Econômicos do Turismo
São considerados agentes econômicos do turismo: os turistas, os excursionistas, as empresas turísticas e os estabelecimentos turísticos (hospedagem, alimentação, serviços).
Atrativo Turístico
É todo lugar, objeto, infra-estrutura (peculiar), equipamento ou acontecimento de interesse para o turismo.
Atrativos Cênicos
A paisagem deve ser compreendida como um atrativo na medida que esta se destaca das paisagens do dia-a-dia do visitante. Assim sendo, um acidente geográfico, como por exemplo, uma escarpa como a da Chapada dos Guimarães ou Diamantina, como também uma bucólica paisagem de uma vila de pescadores à beira mar ou de agricultores no meio rural, podem vir a ser componentes do produto turístico.
Atrativos Culturais
Os atrativos culturais contemplam obras e ações realizadas pela atividade humana em determindada região, assim como sua festas, costumes, folclore e artesanato, saberes e fazeres tradicionais.
Atrativos Naturais
Os principais atrativos naturais variam de região para região, mas sempre contemplam aspectos da flora, fauna, formações geológicas, corpos d’água em todas suas manifestações e