Resumo de Embriologia
Disciplina: Morfofisiologia
Professor: Eduardo
Aluna: Clarisse de Souza Humberto Folly
Curso: Nutrição; 1º período noite – Barra
Rio de Janeiro, 27 de março de 2014
Vídeo de Embriologia
Na ejaculação, o homem produz cerca de 250 milhões de espermatozoides. E a função destes espermatozoides são chegar até o óvulo. Uma tarefa nada fácil, quando o útero é vedado por um muco, que impede a passagem. Apenas no período fértil da mulher, este muco é amolecido por um hormônio, que facilita a entrada dos espermatoz0ides. Mesmo acontecendo este favorecimento, os espermatozoides precisam ser fortes e espertos para concluírem sua jornada.
Diane e Mike, terão tri gêmeos, que foram concedidos de três óvulos e três espermatozoides destintos fecundados. O que para a natureza, é um raro acontecimento.
Para fazer um breve testes com a capacidade dos espermatozoides, foram convidados jogadores jovens de rugbi, a coletarem amostras de seus espermas, e serem apresentado em um grande telão visto por um microscópio. Nestas amostras, pode-se perceber algumas diferenças entre eles! A de um voluntário houve pouca quantidade de esperma, em outro, a quantidade era surpreendente, em um terceiro haviam caudas duplicadas, e no último os espermas tinhas aspectos lentos e desorientados! Nada que precise de tratamento, já que está tudo dentro da normalidade. Um homem normal produz tantos, que a maioria é desprezada no processo até o óvulo.
Apenas 1% chegará com êxito da vagina até o óvulo. Neste percurso haverão grandes armadilhas dadas pelo corpo da mulher, como um processo de seleção altamente eficaz, para apenas os espermatozoides mais capazes consigam chegar até o fim. Neste percurso, um dos maiores vilões, serão os glóbulos brancos, que terá a função de “atacar” e eliminar os espermatozoides fracos e lentos. Quando chegarão a Trompa de Falópio.
Engravidar não é um processo