Resumo Embriologia
Gametogênese
- Produção de gametas (stpz e ovócitos).
- Objetivo final: constituir uma célula viável para fecundar e ser fecundada e dar origem a um novo ser.
- O principal fator é ter número reduzido de DNA. O processo que faz isso é a meiose, que só ocorre nas células germinativas.
- 4 fases: 1) Origem extraembrionária das células germinativas e sua migração para as gônadas;
2) Aumento da quantidade dessas células por mitose; 3) Redução do número de cromossomos por meiose; 4) Maturação funcional e estrutural dos óvulos e stpz.
Origem e migração das células germinativas
- Ocorre no período embrionário.
- Migração das células da endoderme e saco vitelino até um lugar específico, na 4ª semana do desenvolvimento embrionário. Essas células são chamadas gonócitos ou células germinativas iniciais, presentes na crista gonadal.
- Quando chegam no local da futura gônada, sofrem séries de mitoses, formando ovogônias e espermatogônias. São células-tronco germinativas, com capacidade de se diferenciarem em ovócitos ou espermatócitos.
- No homem, mantêm-se as células tronco por toda a vida, produzindo sptz por toda a vida
(também pode se diferenciar nela mesma). Na mulher, isto não acontece; a maioria das ovogônias diferenciam-se nos ovócitos primários no 7º mês de gestação.
Espermatogênese
- Processo de formação dos gametas masculinos (sptz), a partir de células germinativas primordiais, as espermatogônias.
- As espermatogônias migram até a crista gonadal e permanecem indiferenciadas até a puberdade. - A crista gonadal se diferencia nas gônadas (túbulos seminíferos e epidídimo, ambos na bolsa escrotal) e nos órgãos acessórios.
- Ductos levam as células germinativas em diferenciação até locais que depositem secreções para manter as células vivas (próstata, glândula seminal e glândula bulbouretral).
- Espermatogônias estão presentes mais no córtex, pois a diferenciação ocorre em direção à luz.
Tecido intersticial