renascimento
O arquiteto responsável pela construção foi "Pedro Machuca". As obras iniciaram em 1527 e terminaram em 1957, esse período logo da construção foi por, falta de dinheiro, revoltas que pararam a construção etc. A forma é quadrada do palácio e possui a fachada principal tem 63 metros de largura por 17 metros de altura. No interior do palácio há um pátio circular no meio do edifício, é a obra mais importante do estilo renascentista na Espanha. Somente as fachadas sul e oeste são decorados. As fachadas norte e leste são parcialmente decorados, porque o edifício está ligado ao "Alcazar" do Alhambra.
O edifício possui dois pavimentos: no primeiro há ordem toscana, com paredes almofadadas e pilastras de destaque com grandes argolas de bronze para amarrar os cavalos e janelas retangulares. O segundo tem um layout semelhante das aberturas e as pilastras, as janelas redondas há varandas com vergas embelezada, colunas de ordem jônicas.
O palácio abriga hoje dois museus. No térreo é o Museu Nacional de Arte Hispano-Arabe, com uma grande coleção de artefatos da vizinhança. No pavimento superior é o Museu de Bellas Artes, com pinturas e esculturas.
1.1 Local de implantação do edifício
O palácio de Carlos V está localizado na cidade de Granada na Espanha. Quando construído em 1527 era uma área rural limitada por uma muralha. Com o passar do tempo outras edificações e palácios foram construídos, e atualmente no seu entorno é residencial e histórica.
1.2 Formas de implantação
O palácio está inserido em um terreno plano. Ele ocupa toda área do lote e não há jardim.
1.3 Acessos/ Relação do interior ou exterior
A entrada principal ao palácio é pelo lado