Resumo de embriologia
O nariz, faringe e laringe – sistema respiratório alto - são derivadas dos IV e VI arcos faríngeos ou branquiais
O intestino primitivo = arquênteron forma a traquéia, os brônquios e os pulmões = sistema respiratório baixo
FORMAM O DIAGRAGMA: | | PREGA DO CORPO | SEPTO TRANSVERSO | MEMBRANAS PLEUROPERITONIAIS | MESOGÁTRICO | |
Até, praticamente, metade a gestação (20 semanas), a árvore brônquica não está desenvolvida para que o bebê tenha capacidade de realizar trocas gasosas, porque não há epitélio respiratório suficiente para a criança sobreviver. O nascimento sem a quantidade suficiente de surfactante (diminui a tensão superficial dos alvéolos, mantendo-os abertos) pode causar a síndrome da angústia respiratória aguda – SARA, sendo responsável por 50-70% das mortes de prematuros.
Se a membrana pleuroperitonial não fecha antes da décima semana de gestação, as alas intestinais tendem a herniar para o tórax =
HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA: Ocorre muito mais do lado esquerdo, porque no lado direito tem um órgão maciço, o fígado.
HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA HIPOPLASIA PULMONAR (Comprometimento do crescimento pulmonar, devido ao pouco espaço para crescer)
DESENVOLVIMENTO DOS PULMÕES: 1. Período Canicular 13-25: Desenvolvimento dos bronquíolos e sacos terminais = Epitélio cúbico e tecido pulmonar altamente vascularizado. 2. Período Sacular Terminal: Epitélio achatado – formação da barreira hematoaérea. Início da diferenciação dos tipos de penumócitos. 3. Período Alveolar 25-8 anos: Membrana alveolar suficiente para trocas gasosas = fica estabelecida a maturidade histológica da superfície hematogasosa.
Fístula Traqueoesofágica: Comunicação anormal entre traquéia e esôfago, resultante da divisão inadequada do intestino anterior pelo septo traquoesofágico.
OLIGOHIDRAMIA: Baixa quantidade de líquido amniótico Possível problema renal
POLIHIDRAMIA: Grande quantidade de