Intertextualidade
Para entender o que é o conceito de
"intertextualidade", um exemplo divertido
. O jogo do "não confunda":
Não confunda "bife à milanesa" com "bife ali na mesa", Não confunda "conhaque de alcatrão" com "catraca de canhão",
Não confunda "força da opinião pública" com "opinião da força pública".
Como se vê, é possível elaborar um texto novo a partir de um texto já existente. É assim que os textos "conversam" entre si. É comum encontrar ecos ou referências de um texto em outro. A essa relação se dá o nome de intertextualidade. intertextualidade. Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro.
Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.
ApresentaApresenta-se explicitamente quando o autor informa o objeto de sua citação. Num texto científico, por exemplo, o autor do texto citado é indicado, já na forma implícita, a indicação é implícita, oculta. Por isso é importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prévio, para reconhecer e identificar quando há um diálogo entre os textos. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias da obra citada ou contestandocontestando-as. Há duas formas: a Paráfrase e a Paródia.
PodePode-se destacar sete tipos de intertextualidade: Epígrafe
Citação de pequena extensão ou fragmento de texto, colocada no início de um capítulo ou em página única de trabalhos acadêmicos, livros, que não se mistura com o texto produzido, mantendo com este, pensamento relacionado ao conteúdo da obra. Acompanhado da indicação de autoria.
PORTUGUÊS - 3º ANO
Intertextualidade - citação, epígrafe, alusão, referência, paráfrase, paródia e pastiche
Epígrafe – exemplo 1
“Ainda que eu falasse a língua dos homens, e falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”.
(Renato Russo, 1989)
Epígrafe –