intertextualidade
Rayson Rony Rodrigues Correia
Prof. Orientador. Hadaquel Alcandra
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso (LED 0103) – Estágio II
22/06/13
RESUMO
O presente paper tem como tema “A importância da intertextualidade na construção do conhecimento levando em conta os mais variados textos que circulam nos meios de comunicação” e será realizado na escola Municipal Governador Plinio Ramos. A intertextualidade é um processo que se dar pelo conhecimento de mundo, isto é, através de conhecimentos posteriores. É dessa forma que se constrói o saber tomando por base o que já foi dito antes, até porque ninguém consegue criar algo do nada e isso já foi comprovado pela ciência moderna. Ninguém nasce pronto. Estamos sempre mudando, assim dizia um filósofo grego chamado Heráclito “ninguém banha-se duas vezes na mesma água, pois tudo muda”. A intertextualidade compreende essa mudança dentro da dialética dos conflitos das ideias e dos saberes. Com base no objetivo, vamos fazer um levantamento das dificuldades encontradas pelos alunos no que tange o processo de criação e aprendizagem. Por fim, será feito uma coleta de dados sobre os aspectos negativos da escola e explanar algumas alternativas com objetivo de sanar as dificuldades.
Palavras-chave: Intertextualidade, aprendizagem e criatividade.
1 INTRODUÇÃO
Este projeto apresenta como tema: “A importância da intertextualidade na construção do conhecimento levando em conta os mais variados textos que circulam nos meios de comunicação.”, o estágio-pesquisa será realizado em uma escola pública no Município de Manaus – AM, e apresenta como área de concentração A intertextualidade no processo de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.
Um dos pontos específico deste paper é verificar as dificuldades encontradas quanto aos materiais disponibilizados para se trabalhar a intertextualidade dentro da escola Municipal