Resumo do filme o nome da rosa
Entre os anos de 1870 e 1914 o mundo estava vivendo a euforia da Belle Époque, para a burguesia dos grandes países industrializados o mundo estava vivendo um período de progresso econômico e tecnológico.
Como o passar do tempo, a relação entre os maiores países industrializados se transformou em uma disputa de interesses. Nações como Itália, Alemanha e Japão promoveram a modernização de suas economias e com isso a concorrência pelos territórios imperialistas se acirrava a cada dia mais, levando essas potências industriais a disputar matérias-primas e mercados consumidores mundiais.
Vários problemas atingiram as principais nações européias no início do século XX, alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália haviam ficado de fora no processo neocolonial, enquanto França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. No século XX havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Ao mesmo tempo os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista o que criava um clima de apreensão entre eles.
Existia também, entre duas nações poderosas da época, uma rivalidade muito grande. A França havia perdido a região da Alsácia- Lorena para a Alemanha , durante a Guerra Franco Prussiana. O sentimento de revanche estava no ar e os franceses esperavam uma oportunidade para retomar a rica região perdida. Um dos primeiros sinais da crise que estava por vir se deu por meio da intensa corrida armamentista, que tinha como objetivo manter a conquista territorial de cada nação. Os países europeus investiam em tecnologia de guerra e empreendia meios para aumentar os seus exércitos, e também contavam com o nacionalismo que era alimentado pelo sentimento de superioridade que havia entre as nações. Foi desenvolvida as chamadas “políticas de