vivenciando a inclusão no contexto escolar
Na perspectiva de se fazer valer a inclusão de todos os alunos independentemente de características físicas, intelectuais ou sensoriais, a escola precisa promover estratégias pedagógicas de acordo com a necessidade de cada um ofertando um ensino a partir de uma pedagogia dialógica, interativa e interdisciplinar que estimule as potencialidades dos alunos.
Neste sentido, o papel da escola numa visão inclusiva precisa considerar dentro do seu contexto de ensino a interação e a participação de todos pautados no respeito e na reciprocidade, para isso se faz necessário pensarmos e refletirmos sobre a necessidade de estarmos buscando desenvolver atividades que favoreçam a realização desta prática no contexto escolar.
Na busca de contribuir com a efetivação de condições no processo de inclusão na a Escola Municipal de Ensino fundamental Sítio Porto Alegre elaborou-se o projeto Vivenciando a Inclusão no cotidiano escolar, na finalidade de desenvolvermos junto aos alunos e professores desde o 1º ao ano a 5º ano, atividades, dinâmicas, vídeos e palestras . Desta forma, procuraremos possibilitar um novo olhar sobre a importância da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Objetivos
Geral
Proporcionar por meio de atividades, palestras, vídeos e dinâmicas a ação reflexão da importância da prática da inclusão dentro do contexto escolar.
Específicos
Favorecer uma visão mais ampla dos professores e alunos sobre a necessidade de cultivar o respeito e a valorização das crianças especiais dentro do contexto escolar e social.
Esclarecer para os alunos sobre o que é deficiência e como podemos adotar atitudes inclusivas.
Contribuir com prática metodológica dos professores junto aos alunos com necessidade educacionais especiais.
Metodologia
O presente projeto será realizado na escola Sítio Porto Alegre no período de 26 a 30 de novembro do corrente ano, com os alunos desde o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professores e