Projeto de educação física
Educação Física
Professoras: Déborah Medeiros e Naiá Márjore
Itaberaí – 2012
Justificativa
A Educação Física deve ser compreendida na perspectiva da formação humana como forma de contribuir com a emancipação dos sujeitos. Desse modo, assim como as demais disciplinas, ela tem o papel de incentivar a busca e o desenvolvimento de novos conhecimentos, além de conscientizar os alunos de seus direitos e deveres, de fazer respeitar, defender a dignidade, a justiça, a participação na construção das regras e normas da escola. Significa manter uma relação constante de diálogo entre os saberes da Educação Física, os problemas da vida e os fenômenos culturais.
No atual contexto escolar, é fundamental ressaltar a importância das novas experiências que o aluno vai vivenciar, pois elas desencadearão um grande universo de descobertas e aquisições. Nesse sentido, a Educação Física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que busquem favorecer o desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos, valorizando essencialmente os elementos da cultura corporal.
Faz-se necessário, ainda, compreender a Educação Física como um meio de incentivar discussões e debates no que se refere ao tema Saúde, haja vista a crescente preocupação sobre este tema e a necessidade de formar sujeitos críticos.
A Educação Física deve ter como preocupação básica incentivar a participação de todos os alunos, estabelecendo relações equilibradas e construtivas, além de adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, conscientizando-se de que o fator primordial de saúde são os hábitos de higiene, alimentação e atividade corporais. Desse modo, cabe a esta disciplina discutir a questão da competitividade, tão presente no cotidiano dos alunos, tentando minimizar seus efeitos negativos e fazendo com que eles compreendam outras possibilidades de se relacionar com o outro, tanto no contexto das atividades propostas pela Educação Física, quanto em seu convívio social.