pedagogia 5 periodo
Propor uma nova reflexão para a educação com a visão de estimular e conscientizar a importância da brinquedoteca no contexto escolar. Argumentando de tal forma a desejar que novos princípios pedagógicos sejam levantados em questão, incentivando assim, novos subsídios ao desenvolvimento da Educação Infantil.
Explicar seriamente a função da brinquedoteca na inclusão extracurricular do Ensino Infantil possibilitando dessa forma, a criança a vários tipos de brinquedos com fundos pedagógicos;
Incentivar a valorização da brinquedoteca como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Divulgar a importância do lúdico como estratégia do desenvolvimento infantil;
Conscientizar aos educadores a iniciativa de buscar novos caminhos para o aprimoramento da Educação Infantil.
Atualmente, a maioria das escolas municipais de Educação Infantil destinadas a receber crianças de quatro a seis anos de idade adota o modelo escolar. Porém são pouco os espaços para as brincadeiras livres e tampouco a brinquedoteca. Os horários são rígidos, atividades padronizadas e pouca escolha da criança. Dessa forma, a socialização pela brincadeira fica ausente, pois, o que prioriza é a aquisição de rendimento de escrita e cálculo. Na verdade, o que acontece é que grandes espaços internos e externos como salões, salas e corredores estão sempre vazios, e muitas vezes, estes são utilizados para as ditas brincadeiras livres, que pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem correrias, empurrões e desordem.
Considerações finais
O objetivo aqui foi contribuir através da pesquisa sobre a importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens. Ajudando a psicopedagogia e profissionais educadores refletirem e se conscientizarem pela brinquedoteca em tal contexto.
A implantação de uma brinquedoteca no âmbito escolar beneficiará diretamente as crianças do ensino fundamental, principalmente nos anos