Educação Fisica
Escola Ensino Fundamental Fábio Silva
Disciplina: Educação Física
Professora: Carolina de Souza
Escola e Inclusão: Vivenciando Novas Práticas
JUSTIFICATIVA:
É de conhecimento público que no panorama político educacional nos deparamos com a problemática da “inclusão” de indivíduos com deficiência na sociedade.
No âmbito escolar tal problemática, muitas vezes, é abordada a partir da presença de um aluno com necessidades especiais, sem uma reflexão prévia sobre possíveis ações pedagógicas viáveis ao respeito público.
Entretanto, professores de Educação Física acreditam ser pertinente promover vivências corporais para todos sem quaisquer distinções, a fim de favorecer o enfoque da educação integradora, capacitando realmente as escolas para atender todas as crianças.
Ainda é de responsabilidade dos professores de Educação Física que a inclusão dos portadores de deficiência aconteça nas escolas de forma “natural”. Por meio de práticas corporais adaptadas, os alunos podem perceber as dificuldades/limitações desse público sem discrimina-los, além de conhecer regras e fundamentos de esportes já praticados pelos mesmos, podendo reproduzir as práticas e/ou produzir novas possibilidades de ação no brincar.
Neste sentido, a Educação Física, enquanto área de conhecimento também se responsabiliza pela inclusão dos portadores de necessidades especiais nas escolas e na sociedade em geral, mesmo que indiretamente, por meio de vivências adaptadas, práticas de um corpo ativo e mobilizador do seu espaço. Salvo as especificidades da área da Educação Física, compromete-se em viabilizar a compreensão sobre as diferenças individuais e a cultura corporal no/do movimento.
OBJETIVOS:
Compreender os desafios das aulas de Educação Física para deficientes físicos e sensoriais no ambiente escolar; Problematizar as situações de locomoção provenientes do ser deficiente físico e/ou sensorial; Vivenciar práticas corporais adaptadas para